terça-feira, 16 de março de 2010

Por onde andei...

Eu estava em casa,sem ninguém pra me encher o saco,como meu irmão que ama tanto!Eu estava calada,pensando nos lugares que já passei,não foram muitos,mas marcaram tanto que resolvi postar aqui no blog e contar uma pequena história de cada lugar!
Estejam preparados para essa viagem!


Estive no Juazeiro do Norte/CE quando tinha oito anos.Foi a primeira vez que vi a miséria do Nordeste,conheci as crianças e os ladrões,eu e vovó fomos assaltadas!
Voltei aos 21 anos,em um lugar totalmente mudado e com as velhas contradições.

Araruna/PB é a cidade mais fria da Paraíba,minha mãe é de lá.E foi nessa cidade que encontrei  o primeiro amor da minha adolescência,vivi muitas aventuras com meus primos na infância!
Essa cidade tem uma enorme pedra chamada Pedra da Boca,muito usada para alpinismo!



Desde os 10 meses de idade,minha avó me leva para São Bento/PB,eu conheci os animais,brinquei muito no Rio de Piranhas,com os meus primos.Vi uma égua parindo(muito louco!)Essa é a cidade do meu pai e ao contrário da minha mãe,é quente(pegando fogo!).São Bento é a cidade mundial das redes!


Dona Inês/PB fica bem perto de Araruna,é uma cidade que tem um monte de ladeiras,mas é linda,pequena e é ótima durante o inverno,meus tios moram lá e eu sempre vou visitá-los. Lá tem uma mineradora de paralelepípedos que explora a mão de obra infantil.


Campo de Santana/PB antigamente chamava-se Tacima,quem mudou foi Frei Damião que passou por lá em suas peregrinações.De lá dá para ver a Pedra da Boca que fica entre Passa e Fica/RN e Araruna/PB.A cidade fica embaixo da serra!

Macaíba/RN é a cidade do Ferreiro Torto (escravo de engenho),há uma história de muito romantismo e luta pela liberdade.Passei parte da minha adolescência comendo jabuticaba nas dependências do Casarão!Hoje é um museu!


Em Pureza/RN há um dos melhores alambiques do estado!Também há um olheiro que a população adora,recentemente está sendo alvo de grandes abalos sísmicos mudando até a cor da água.Eu sempre vou lá apresentar o Auto de Felipe Camarão e o Pastoril!


Ceará-Mirim/RN é uma cidade cheia de mistérios e lendas!Dizem que as pessoas de lá acreditam em lobisomem!Fui lá num encontro da Assembléia Popular no Centro de formação Patativa do Assaré.Muito aprendi ali com pessoas inteligentes e especiais!


Fui para Passa e Fica/RN o ano passado na Missão Marista(depois falo disso para quem não conhece),e essa é uma bela cidade!amei tudo que tinha nela,principalmente as crianças e as amizades que fiz!


Lagoa D'Anta/RN,foi onde aconteceu a minha primeira Missão Marista,eu nunca irei esquecer o dia que visitei a Casa de Farinha,onde as crianças trabalham para ajudar a sustentar a família,e pensar que nunca passei por isso!

Fui apresentar o Pastoril em Nisia Floresta/RN num cotejo cultural na festa de Nossa Senhora do Ó!Conheci o Baobá que fica na praça,a estação ferroviária desativada!

Foi em Quixadá/CE que vi o maior número de jovens do Nordeste reunido!As minhas melhores experiências políticas foram de lá!E o melhor...tá vendo aquela galinha ali no alto?Renato Aragão estrelou um filme chamado "O trapalhão Didi e a galinha dos ovos de ouro",vale a pena assistir!


O Santuário do Lima que fica em Patu/RN é simplesmente o lugar mais puro e calmo e triste do mundo!Eu me senti como no filme "O Auto da Compadecida" !O sentimento de salvação e prece é muito presente nas pessoas que peregrinam até lá.

Quando tinha 14 anos,eu,minha prima e três amigos roubamos o carro do pai de um deles e fugimos para uma festa que estava acontecendo em Brejo do Cruz/PB.Uma curiosidade:Zé Ramalho é natural dessa cidade!

O melhor carnaval é em Caicó/RN,vivi tantas coisas legais,conheci pessoas importantes e que me ensinaram coisas legais,meu último carnaval foi aí!eu recomendo!


  

Recife/PE foi o último lugar que fui.uma Conferência e um forró pé de serra,muito proveitoso!Amei!!!Aprendi muitas coisas nesse encontro de educadores sociais e que têm os mesmos ideais que eu!


TÁ AÍ,ALGUNS LUGARES QUE PASSEI MEU PÉ,E CONCERTEZA,APRENDI MUITO MAIS QUE ESTANDO PRESA EM CASA!

sábado, 13 de março de 2010

Meu voto importante

Hoje teve eleição em Felipe Camarão!
Estamos construindo um rede social em prol da nossa comunidade que tem quase 80 mil habitantes e tem problemas alarmantes que devem ser erradicados principalmente pelas entidades/organizações e moradores.
Como toda eleição, teve os seus partidos e bocas de caixa da vida,já que esse bairro é o maior "curral eleitoral" de Natal!
Foi uma briga muito acirrada entre fortes lideranças,mas a democracia foi feita e conseguimos mudar esse quadro de alienação.
O voto não foi secreto.Dividimos em quatro grupos e cada um escolheria 3 entidades e 4 moradores para a coordenação colegiada da rede,dentre os quais teriam 2 suplentes moradores e 1 entidade.Além de termos os GT'S(Grupos de Trabalhos),ou seja,todo mundo - mesmo que não fosse votado - irá trabalhar!
Mas vocês sabem que quase ninguém concorda e faz uma algazarra pra sempre estar mandando em tudo.Pela primeira vez,eu vi a comunidade não se deixar levar por discursos e poder,elegemos quem merecia o cargo!

Diante do que senti com a situação séria e ao mesmo tempo cômica,concordo com as palavras de Renato Russo quando ele diz na música "Eu era um lobisomem juvenil":

"Luz e sentido e palavra
Palavra é que o coração não pensa.
(...)
Não falo como você fala
mas vejo bem o que você me diz."

quinta-feira, 11 de março de 2010

Kell

Minha prima querida vai fazer uma cirurgia.Ela tem um sopro no coração e sofre com isso desde que nasceu,quase morreu várias vezes na infância.Eu tô falando dela porque eu a amo...muito!
KELL,MINHA LINDA, TENHA EM MENTE QUE TUDO VAI DAR CERTO!Dia 12 de março será lembrado pra sempre como o dia que você renasceu para viver mais e melhor com essa família louca que te ama!

MARA FARIAS

Kell e meu irmão João Paulo

segunda-feira, 8 de março de 2010

O Dia Internacional da Mulher

            Hoje especialmente é lembrado o dia da mulher!Eu nasci numa época que minha mãe já votava,trabalhava e tinha uma casa no nome dela!Ela tinha voz e vez na vida dela.
            Minha mãe fugiu aos 23 anos da casa dos pais porque queria algo melhor.Ela buscou o que anelava,e aproveitou bem até os trinta anos quando me teve.
Essa mulher deve realmente ser homenageada por seu brilho,sua força de enfrentar todos os desafios (por ser mulher,negra,gorda e casada)!
          Minha mãe devia ser canonizada,por aguentar meu pai enchendo a paciência dela,com as traições,as mentiras...Minha mãe é uma grande mulher!Deixou todo os preconceitos de lado e tornou-se minha eterna fiel escudeira e companheira. É uma guerreira que protege seus filhos,que não desistiu de ser bonita e trabalha pra isso!
         Eu,todos os dias digo que a amo,que ela é especial.Não me prendo às datas comemorativas para dizer...
         Hoje ela está doente,vai fazer cirurgia e tratamento,mas é com isso aí que todos os dias ela se fortalece, cresce e aprende porque nunca é tarde para descobrir novas coisas!


          Somos mais que mãe e filha,somos amigas!Deus foi muito inteligente quando a escolheu para ser minha MÃE!E eu sempre agradeço por esse feito,por essa dádiva divina,Marinalva Farias da Silva é a verdadeira mulher,sem maquiagem,enfeite, fotoshop...ela é especial,apenas isso!

MARA FARIAS

sexta-feira, 5 de março de 2010

PELC - Programa de Esporte e Lazer na Cidade - Vida Saudável

O PELC veio para Felipe Camarão para somar.Acrecentar aos grupos que já existem no bairro.Eu sou coordenadora e estou muito feliz de tá entrando nesse projeto feito pela SEEL (Secretaria de Esporte e Lazer do Estado),o Governo Federal e as prefeituras de oito cidades.
Quem está compondo a equipe de oficineiros é Daniel Pontes e Lariça Rodrigues(que faz atletismo e já ganhou várias medalhas para o nosso estado).
O PELC é destinado à pessoas a partir de 45 anos,com atividades físicas,culturais e artesanais,uma vez por mês teremos atividades assistemáticas,que serão passeios,festas,gincanas...
O programa será lançado dia 20 de março,às nove horas da manhã,dentro da Feirarte,Feira de Arte e Cultura,que acontece uma vez por mês com a exposição dos trabalhos dos artesãos de Felipe Camarão!
Será uma grande festa!

MARA FARIAS

segunda-feira, 1 de março de 2010

Coisas importantes que aconteceram no meu aniversário

02 de março de 1991-Eu nasci!
02 de março de 1996-Morre os Mamonas Assassinas(banda que é lembrada todos os dias por seu sucesso repentino);
02 de março-na Angola é o dia da mulher;
02 de março-na cultura pagã é comemorado o dia da colheita em homenagem a deusa Madder-Akka "A Velha";
02 de março de 1917-"Os amores de vênus e marte" foi o primeiro balé incenado na Inglaterra;
02 de março-comemora-se odia do turismo;
02 de março de 1897-terceiro ataque a Canudos;
02 de março de 1963-A música Please,Please,Please me foi lançada no Reino Unido,primeiro LP dos Beatles;
02 de março de 1990-Nelson Mandela é eleito vi-presidente do Congresso Nacional Africano;

*Caramba muita coisa aconteceu no dia do meu aniversário,muita gente famosa,cientistas,políticos,reis,pessoas importantes para o futuro na nação de hoje,fatos tristes e felizes,descobertas que usamos hoje,segredos desvendados...o meu dia é realmente demais!!!!!!!!!!!Estou pasma!este dia é realmente o melhor...sim,eu nasci no dia nacional da mulher na Angola!
     EU AMO TUDO ISSO!!!!!!!!


MARA FARIAS

LUTO

     Hoje perdi alguém muito especial,Polly é um animal,mas foi quem me deu forças em todos os momentos tristes da minha vida,foi como um anjo que apareceu iluminando meus dias,minhas tardes de domingo insuportáveis,ela era como a minha irmã mais nova que nasceu num dia chuvoso e irradiou como um sol ofuscando a minha família. Meus pais diziam ser a quarta filha que não tiveram tempo de gerar,meus irmãos a tratavam como um bebê...
     Eu estou de LUTO,mas levo comigo as melhores partes das coisas que vivemos,lembro do dia que ela chegou aqui em casa,ela dormindo com o focinho dentro do sapato de pai e os laços que eu botava nos pelos dela e ela mastigava todos,os brinquedos que ela tinha ciúme e corria atrás da gente pra pegar de volta,eu lembro do natal que não conseguimos deixá-la em casa porque ela fez uma cara tão triste que tivemos pena e a levamos para a festa!
     Foram momentos importantes,únicos,felizes,foi como uma pessoa ter partido e ela nunca mais irá voltar...
Amanhã é meu aniversário e será o dia mais triste da minha vida...

MARA FARIAS