quarta-feira, 21 de abril de 2010

A inconfidência e os Índios

Eu não poderia dormir sem antes falar de duas coisas que me deixa sempre triste por suas mentiras políticas.Hoje "comemoramos" a Inconfidência Mineira que teve como martíni Joaquim José da Silva Xavier,que foi um grande homem,mas só de um tempo desse para cá que ele foi reconhecido como herói do Brasil,mas isso só aconteceu porque a mídia e os políticos querem externar algumas mentiras românticas sobre o país.
Outra comemoração mentirosa,é o dia do Índio,19,que na verdade,o que aconteceu mesmo,foi a aculturação que acabou com as tribos,vivências e costumes dos verdadeiros donos deste país,a data comemorativa serve só para homenagear algo que os livros,os políticos e a mídia quer esconder,isso sempre acontecerá,porque,nós humanos nascemos para sermos enganados como crianças medíocres da pré-escola!
Lembro,que quando criança,me vestiam de índia para dançar a dança da chuva junto dos coleguinhas, e estudávamos a cultura desse povo que parecia que não viviam aqui antes dos portugueses invadirem!
Quando a professora falava da Inconfidência,ela não falava do homem Tiradentes,ela enfatizava a possível traição à coroa,eu cresci pensando que foi certo enforcar Tiradentes.
Eu sou da terceira geração de uma índia que foi capturada,leiloada e casada com um português rico que a catequizou,mudou seu nome e mudou toda sua vida,eu nunca pisei numa tribo, meu espírito selvagem continua mas essas história não tem final feliz porque de todo jeito tudo o que ouço são mentiras absurdas sobre o meu país.

MARA FARIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário