terça-feira, 5 de outubro de 2010

Para o amigo que está no espaço

          Oi amigo,

            Neste tempo já não existem os Beatles nem a dança do Elvis,Madona completou seus cinquenta anos e Pelé não joga mais futebol. As moças usam jeans,os homens fazem as tarefas de casa.As gírias mudaram: Agora bomba é novidade,massa é legal e doido é a forma mais carinhosa de tratar um amigo.Nem pensar em chamar um homem de pão ou uma mulher de broto.
           As famílias também fizeram jus às mudanças:Naquela época minha avó teve dez filhos,minha mãe três e eu futuramente pretendo ter apenas um para ajudar na procriação da espécie.
           Alguns homens continuam autoritários,mas as mulheres já conseguiram mudar e reivindicam seus direitos,Maria da Penha está aí para contar essa história!
           As pessoas tornaram-se mais duras e solitárias,estamos infartando mais rápido e o sedentarismos já matou muita gente.
          A medicina também avançou,e com isso, a estimativa de vida do homem aumentou.
          A ciência avança todo dia e o homem já conseguiu destruir metade da camada de ozônio,mais de 95% da Mata Atlântica,o Rio Tietê virou esgoto à céu aberto,a caatinga virou deserto,as calotas polares estão derretendo e as pessoas pensam que está tudo ótimo!
         Você deve estar pensando que o mundo caiu num buraco negro e está entrando em colapso com o universo.Pode até ser que a segunda opção esteja acontecendo,mas a verdade é que o homem não consegue enchergar um palmo à frente de seu umbigo.
         Naquela época,os jovens ainda lutaram por seus direitos.Hoje a maioria dos jovens são alienados,achando que o mundo gira em torno deles e na verdade eles continuam andando em círculos parando sempre no mesmo lugar.
          Mudar o mundo era questão de honra.Hoje mudar o mundo é um sonho,é vontade,são três ou cinco jovens idealizando no pátio da escola. O resto está preocupado em ir à festa da filha do prefeito,à inauguração de uma casa de show ou tirar ''onda'' de um colega que não segue os padrões estéticos.Os jovens são inúteis à sociedade.
         Os corruptos continuam existindo com maior intensidade e descaramento!Ganhar dinheiro da forma mais fácil é questão de esperteza.Furar a fila do banco,se passar por doente,ganhar no troco;é melhor que ser honesto.Para ter boa índole é preciso trapacear.Massa,não?
        O conceito de beleza mudou.Os casamentos continuam o mesmo,amor pelo dinheiro,antes as mulheres eram obrigadas,quantas mulheres conheceram seus maridos no altar da igreja?Quantas moças foram trocadas por dívidas?hoje elas casam porque querem lucrar mesmo,elas fazem questão de se venderem para ganhar uma ''bolada''.E se tiver um corpo atlético e se possível famoso,o partido é maravilhoso!Ninguém liga para amor,estão cegos pela estética,a paixão só agrada aos olhos.
       De todo jeito você não perdeu muita coisa. Ninguém lembra que você existe,quanto menos lembram que há pessoas morando ao lado. Não fique desanimado,se você voltar,vai ver com os seus próprios olhos a lixeira que é a Terra. Cuidado! Não fechar os vidros do carro,sabe como é: Aquecimento Global.Não ande com muito dinheiro na carteira,os policiais advertem aos turistas: ''Não confie em todo mundo,as pessoas enganam quem vem de fora.Se te chamarem para algum lugar,não vá!''
       Fique calmo... Eu te deixei com muito medo?Não esquenta,vai passar...Eu fui obrigada a me acostumar.
Enquanto você está aí flutuando no espaço ,estudando os planetas,eu estou aqui,neste planeta,a Terra,num caos,num espaço quase intolerante.Como será a Terra aí de cima?Ela está cinza?Dá para ver a fumaça?Pedidos de alerta?Como você vê a Terra? - Se eu estivesse aí,seria melhor.Ver tudo de longe,como quem não quer nada,eu me salvaria?Ou estaria sendo muito egoísta?E os meus amigos,a nação,o mundo?Quem não tem culpa?
      Eu estaria livrando a minha pele,mas não seria feliz.
      - Você é Feliz?

MARA FARIAS

OBS: Nos tempos da escola...nem tudo escrito na adolescência é o que penso hoje em 2013.

Um comentário:

  1. Que texto massa!!! Adorei a forma como vc "conversou" com seu amigo que está no espaço! Como seria a resposta dele?

    Bjos

    ResponderExcluir