quinta-feira, 21 de março de 2013

Negra, com orgulho e mais um pouco




Eu sou negra, morena não!
Eu sou negra ponto,sem vírgula,
sem reticência...
Eu sou negra sem padrão,
Com swingue ou não.

Eu sou negra de cabelo crespo,
liso,cacheado ou trançado,
Eu sou negra...
Eu sou negra com todas as opressões
que um estado burguês pode dar,
Eu sou negra e quero na universidade entrar,
Eu sou negra e quero ver a negritude liberta.

Quero ver o preconceito longe de mim
e dos outros também...
Quero ver o ecoar do candomblé
bailando nas praças,
Quero ver meu nêgo chorar de alegria,
e não a tristeza da vida sofrida...

Eu sou negra, minha gente!
Eu vim lá da África
trazida no grande navio
me fizeram escrava
no trabalho, sexual e mercantil,
Enxerguei a resistência
e lutei, e lutei,luto,lutarei
até o povo viver a verdadeira liberdade!

Mara Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário