terça-feira, 16 de março de 2010

Por onde andei...

Eu estava em casa,sem ninguém pra me encher o saco,como meu irmão que ama tanto!Eu estava calada,pensando nos lugares que já passei,não foram muitos,mas marcaram tanto que resolvi postar aqui no blog e contar uma pequena história de cada lugar!
Estejam preparados para essa viagem!


Estive no Juazeiro do Norte/CE quando tinha oito anos.Foi a primeira vez que vi a miséria do Nordeste,conheci as crianças e os ladrões,eu e vovó fomos assaltadas!
Voltei aos 21 anos,em um lugar totalmente mudado e com as velhas contradições.

Araruna/PB é a cidade mais fria da Paraíba,minha mãe é de lá.E foi nessa cidade que encontrei  o primeiro amor da minha adolescência,vivi muitas aventuras com meus primos na infância!
Essa cidade tem uma enorme pedra chamada Pedra da Boca,muito usada para alpinismo!



Desde os 10 meses de idade,minha avó me leva para São Bento/PB,eu conheci os animais,brinquei muito no Rio de Piranhas,com os meus primos.Vi uma égua parindo(muito louco!)Essa é a cidade do meu pai e ao contrário da minha mãe,é quente(pegando fogo!).São Bento é a cidade mundial das redes!


Dona Inês/PB fica bem perto de Araruna,é uma cidade que tem um monte de ladeiras,mas é linda,pequena e é ótima durante o inverno,meus tios moram lá e eu sempre vou visitá-los. Lá tem uma mineradora de paralelepípedos que explora a mão de obra infantil.


Campo de Santana/PB antigamente chamava-se Tacima,quem mudou foi Frei Damião que passou por lá em suas peregrinações.De lá dá para ver a Pedra da Boca que fica entre Passa e Fica/RN e Araruna/PB.A cidade fica embaixo da serra!

Macaíba/RN é a cidade do Ferreiro Torto (escravo de engenho),há uma história de muito romantismo e luta pela liberdade.Passei parte da minha adolescência comendo jabuticaba nas dependências do Casarão!Hoje é um museu!


Em Pureza/RN há um dos melhores alambiques do estado!Também há um olheiro que a população adora,recentemente está sendo alvo de grandes abalos sísmicos mudando até a cor da água.Eu sempre vou lá apresentar o Auto de Felipe Camarão e o Pastoril!


Ceará-Mirim/RN é uma cidade cheia de mistérios e lendas!Dizem que as pessoas de lá acreditam em lobisomem!Fui lá num encontro da Assembléia Popular no Centro de formação Patativa do Assaré.Muito aprendi ali com pessoas inteligentes e especiais!


Fui para Passa e Fica/RN o ano passado na Missão Marista(depois falo disso para quem não conhece),e essa é uma bela cidade!amei tudo que tinha nela,principalmente as crianças e as amizades que fiz!


Lagoa D'Anta/RN,foi onde aconteceu a minha primeira Missão Marista,eu nunca irei esquecer o dia que visitei a Casa de Farinha,onde as crianças trabalham para ajudar a sustentar a família,e pensar que nunca passei por isso!

Fui apresentar o Pastoril em Nisia Floresta/RN num cotejo cultural na festa de Nossa Senhora do Ó!Conheci o Baobá que fica na praça,a estação ferroviária desativada!

Foi em Quixadá/CE que vi o maior número de jovens do Nordeste reunido!As minhas melhores experiências políticas foram de lá!E o melhor...tá vendo aquela galinha ali no alto?Renato Aragão estrelou um filme chamado "O trapalhão Didi e a galinha dos ovos de ouro",vale a pena assistir!


O Santuário do Lima que fica em Patu/RN é simplesmente o lugar mais puro e calmo e triste do mundo!Eu me senti como no filme "O Auto da Compadecida" !O sentimento de salvação e prece é muito presente nas pessoas que peregrinam até lá.

Quando tinha 14 anos,eu,minha prima e três amigos roubamos o carro do pai de um deles e fugimos para uma festa que estava acontecendo em Brejo do Cruz/PB.Uma curiosidade:Zé Ramalho é natural dessa cidade!

O melhor carnaval é em Caicó/RN,vivi tantas coisas legais,conheci pessoas importantes e que me ensinaram coisas legais,meu último carnaval foi aí!eu recomendo!


  

Recife/PE foi o último lugar que fui.uma Conferência e um forró pé de serra,muito proveitoso!Amei!!!Aprendi muitas coisas nesse encontro de educadores sociais e que têm os mesmos ideais que eu!


TÁ AÍ,ALGUNS LUGARES QUE PASSEI MEU PÉ,E CONCERTEZA,APRENDI MUITO MAIS QUE ESTANDO PRESA EM CASA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário